No artigo especial de hoje, uma seleção de emuladores de videogames antigos para você matar a saudade da sua infância. Aproveite!
Magnavox Odyssey – 1972
O Magnavox Odyssey teve uma vida curta, sendo descontinuado em 1975, com apenas três anos. Mas é considerado oficialmente como o primeiro videogame no formato de console. Não tinha som e usava baterias. Se você quer experimentar, faça download do ODYEMU, um emulador completo para Windows com todos os 26 cartuchos já inclusos.
Pong – 1975
Foi o primeiro jogo lucrativo da história, marcando o nascimento dos fliperamas movidos a moedas. Você pode fazer download de vários emuladores no site Pong-Story.
Fairchild Channel F – 1976
Foi chamado de “a segunda geração” dos videogames. O som era mono, suportava apenas 8 cores e a resolução era de 102×58 pixels. Uma beleza para a época. O emulador é o MESS (Multiple Emulator Super System), que contém os 26 cartuchos lançados para ele.
Atari 2600 – 1977
O Atari foi um ícone da sua época. Só o modelo Atari 2600 vendeu 30 milhões de unidades, e o jogo Pac-Man vendeu 7 milhões. Há um excelente emulador multiplataforma chamado Stella para você matar a saudade do velho Atari.
Magnavox Odyssey2 – 1978
Foi o primeiro videogame a usar um teclado alfanumérico completo. O emulador O2EM emula a maioria dos 70 cartuchos lançados na época.
Intellivision – 1979
O Intellivision foi o primeiro videogame lançado pela Mattel chegou a vender 3 milhões de unidades e era o principal concorrente do Atari 2600. Um excelente emulador é o Nostalgia.
Atari 5200 – 1982
O Atari 5200 foi lançado para concorrer com o Intellivision. O melhor emulador é o Atari++.
Vectrex – 1982
O Vectrex foi um produto bastante inovador para sua época: já vinha com monitor, o que dispensava a TV. Foram lançados 30 jogos para esta plataforma, você pode jogar no emulador ParaJVE. Ainda existem consoles Vectrex à venda, mas são raríssimos e custam pequenas fortunas.
Emerson Arcadia 2001 – 1982
O videogame foi licenciado para ser fabricado e vendido ao redor do mundo, mas havia incompatibilidade entre as consoles e os cartuchos, então surgiram nomes bizarros como Rowtron 2000 e UVI Compu-Game, por exemplo. O melhor emulador para ele é o WinArcadia.
ColecoVision – 1982
O ColecoVision até tinha um hardware superior ao Atari 5200, mas mesmo assim não fez tanto sucesso. Foram lançados 150 cartuchos, que você pode jogar com o ColEm.
Sega SG-1000 – 1983
Foi o primeiro videogame lançado pela Sega, mas os mercados asiático e australiano eram os alvos, portanto não chegou a fazer sucesso na Europa e nos Estados Unidos (e no Brasil, consequentemente). Mesmo assim, você pode experimentar o emulador Bee.
Nintendo Entertainment Sistem (NES) – 1983
O NES (ou Nintendinho, para os íntimos), foi um dos maiores sucessos da Nitendo, com mais de 60 milhões de unidades vendidas. Um excelente emulador é o FCEUX.
Sega Master System – 1985
O Master System era um competidor direto do NES e chegou a vender 13 milhões de unidades. O Master System ainda é produzido no Brasil, mas você pode experimentar o emulador Gens.
Atari 7800 – 1986
A Atari conseguiu emplacar o Atari 7800 logo depois do NES e do Master System. Foram licenciados cerca de 60 cartuchos para este modelo. O ProSystem é um excelente emulador.
Sega Mega Drive – 1988
O Mega Drive foi lançado em 1988 no Japão, em 1989 nos Estados Unidos (com o nome de Sega Genesis) e em 1990 na Europa. Foi o console de maior sucesso da Sega, com cerca de 37 milhões de unidades vendidas. Um excelente emulador é o Gens32.
Game Boy – 1989
Foi o primeiro videogame portátil com suporte a cartuchos, um sucesso estrondoso da Nintendo. O Game Boy e o Game Boy Color venderam mais de 110 milhões de unidades juntos. O melhor emulador é o VisualBoy.
Super NES – 1990
O Super NES foi o console de maior sucesso entre os de 16 bits, mas havia incompatibilidade entre as versões americana, européia, japonesa e koreana. Foi um sucesso global e continuou a fazer sucesso mesmo depois da chegada dos consoles de 32 bits. O melhor emulador é o ZSnes.
NeoGeo – 1990
O NeoGeo foi responsável por grandes sucessos como Fatal Fury e King of Fighters, sendo vendido como uma console de 24bits por ter um co-processador adicional de 8 bits. O melhor emulador é o NeoRAGEx.
3DO – 1993
O 3DO foi vendido primeiro pela Panasonic, depois pela Sanyo e pela Goldstar. Era bastante caro para os padrões da época e não deslanchou. O melhor emulador é o FreeDO.
Sega Saturn – 1994
O Sega Saturn foi o primeiro videogame a usar CD ao invés de cartucho e fez muito sucesso no Japão, mas não decolou na Europa e nos EUA (nem no Brasil), onde perdeu para concorrentes como o Playstation e o Nintendo 64, tendo sido descontinuado em 1998. O melhor emulador disponível é o Satourn.
Playstation – 1994
Também chamado de PS1, foi o primeiro console de videogame a atingir a marca de 100 milhões de unidades. O PS1 foi descontinuado oficialmente em 2006 e o melhor emulador é o ePSXe.
Ficou com mais saudade ainda? Videogames antigos e raros ainda podem ser encontrados à venda, inclusive no Brasil: o MercadoLivre tem uma seção dedicada exclusivamente a eles.